Projeto:
Produção de texto
Meu
dia-a-dia
5º
ano — 2012
Justificativa: Percebemos durante
as aulas de redação certa dificuldade na elaboração de textos
coerentes e com coesão, por isso, sentimos
que havia necessidade da
realização de um projeto que incentivasse
a produção textual.
Objetivos:
—
Desenvolver no aluno o gosto pela produção de texto.
—
Ser capaz de produzir autocorreção dos textos seguindo as regras propostas pelo
projeto.
—
Dar condições adequadas para crescimento do aluno em suas produções textuais.
— Dar condições adequadas para crescimento
do aluno na organização textual.
—
Dar condições adequadas para seguir
regras de pontuação.
—
Dar condições adequadas para escrever ortograficamente correto.
—
Criar o hábito da autoavaliação.
—
Criar o hábito do uso de rascunho para a produção de texto.
Duração:
Oficina:
1 hora
Escrita
: 1 mês com 15 produções.
Estrategias:
Oficina
Leitura
do texto: Diário de um menino trabalhador. Após a leitura fazer o estudo do
texto com relação à pontuação, estilo de texto, partes de um diário. Escreva um
dia em sua vida usando rascunho e autocorreção.
Listar
com os alunos as normas para a
realização de uma página de diário.
Passar a limpo
a produção da oficina.
Fazer
durante o mês de junho 15( quinze páginas ), de diários, no mínimo 3(três)
parágrafos. Poderão escolher os dias. Coloque um título em cada dia.
Essa
atividade será a culminância do projeto
e servirá como uma nota de avaliação para o terceiro bimestre.
Normas para a autocorreção textual:
— Releia
os textos e verifique se faltou algum detalhe ou idéia que o tornaria mais
interessante. Acrescente-os durante a revisão.
—
Verifique os números parágrafos
Verifique também se eles não
estão muito extensos ou curtos.
— Verifique se a pontuação do texto está
compreensiva para a leitura do0 texto.
—
Veja se existem palavras repetidas e se elas podem ser substituída por sinônimos .
—
Verifique o registro ortográfico das
palavras e se não souber como se escreve
procure no dicionário.
—
Verifique se o título está de acordo com o que você escreveu.
—
A letra maiúscula foi usada no início dos parágrafos, após o ponto final, e em
nomes próprios?
Somente após à autocorreção passe a limpo a sua produção com caneta azul
ou preta.
Como é uma página de diário você poderá
ilustrá-la usando sua criatividade. Faça também uma capa com seu nome e número.
Ao entregar o seu trabalho, entregue os
rascunhos que você usou com as devidas correções.
( texto para a oficina)
DIÁRIO
DO MENINO TRABALHADOR
Querido diário:
Hoje, sexta-feira, a
Kombi do seu Luiz passou um pouco antes das 3 da madrugada. Ainda bem que não
estava fazendo muito frio. A noite de lua cheia estava clara e estrelada. E os
cachorros uivavam, em vez de latir. Só podia ser sinal de algum lobisomem no
pedaço.
É, eu sou assim, gosto
de inventar histórias quando acordo, pra ver se espanto o sono. Só que quase
nunca dá certo. A gente acorda mesmo na hora em que começa a levar aqueles
cestos pesados da padaria para a Kombi.
Ainda bem que a chuva
tinha passado. Só assim pra minha mãe parar de rezar e voltar pra cama depois
que eu saio de casa. E ainda bem, também, que a cachorrada toda estava mais
interessada em correr atrás do lobisomem do que da gente.
Hoje, eu cheguei em casa
ás 8 da manhã e dormi até meio-dia, pois antes de almoçar e ir pra escola eu
ainda tinha que fazer a lição de casa.
Agora já são 8 da noite
e eu ainda estou conseguindo escrever porque o café que tomei com pão, em vez
de comida, fez meu sono chegar atrasado.
Mas agora, que ele já
veio com força total, só estou conseguindo enxergar a minha cama.
Boa noite, diário. Acho
que só volto no domingo que, como você sabe, é meu único dia de folga. Além
disso, vai dar pra variar um pouco de assunto. Marquei um encontro com minha
nova namorada... Só que ainda é segredo, não contei pra ninguém.
Fonte: AZEVEDO, Jô et
al. Serafina e a criança que trabalha. São Paulo: Ática, 1999
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir