sexta-feira, 22 de junho de 2012

Projeto de redação para o 5º ano









Projeto: Produção de texto
Meu dia-a-dia

5º ano — 2012
Justificativa:  Percebemos  durante  as aulas de redação certa dificuldade na elaboração de textos coerentes  e com coesão, por isso,  sentimos  que havia necessidade  da realização de um projeto que incentivasse  a produção textual.

Objetivos:
— Desenvolver no aluno o gosto pela produção de texto.
— Ser capaz de produzir autocorreção dos textos seguindo as regras propostas pelo projeto.
— Dar condições adequadas para crescimento do aluno em suas produções textuais.
—  Dar condições adequadas para  crescimento  do aluno na organização textual.
— Dar condições  adequadas para seguir regras de pontuação.
— Dar condições adequadas para escrever ortograficamente  correto.
— Criar o hábito da  autoavaliação.
— Criar o hábito do uso de rascunho para a produção de texto.

Duração:
Oficina: 1 hora
Escrita : 1 mês com 15 produções.

Estrategias:
Oficina 
Leitura do texto: Diário de um menino trabalhador. Após a leitura fazer o estudo do texto com relação à pontuação, estilo de texto, partes de um diário. Escreva um dia em sua vida usando rascunho e autocorreção.
 Listar  com os alunos  as normas para a realização de uma página de diário.
Passar  a limpo  a produção da oficina.
Fazer durante o mês de junho 15( quinze páginas ), de diários, no mínimo 3(três) parágrafos.  Poderão escolher  os dias.  Coloque um título em cada dia.
Essa atividade será  a culminância do projeto e servirá como uma nota de avaliação para o terceiro bimestre.


       Normas para a autocorreção textual:
Releia os textos e verifique se faltou algum detalhe ou idéia que o tornaria mais interessante. Acrescente-os durante a revisão.
— Verifique os números parágrafos  Verifique também  se eles não estão muito extensos ou curtos.
—  Verifique se a pontuação do texto está compreensiva para  a leitura do0 texto.
— Veja se existem palavras repetidas e se elas podem ser substituída  por sinônimos .
— Verifique  o registro ortográfico das palavras  e se não souber como se escreve procure no dicionário.
— Verifique se o título está de acordo com o que você escreveu.
— A letra maiúscula foi usada no início dos parágrafos, após o ponto final, e em nomes próprios?
      Somente após à autocorreção  passe a limpo a sua produção com caneta azul ou preta.
       Como é uma página de diário você poderá ilustrá-la usando sua criatividade. Faça também uma capa com seu nome  e número.
       Ao entregar o seu trabalho, entregue os rascunhos que você usou com as devidas correções.


 ( texto para a oficina)

DIÁRIO DO MENINO TRABALHADOR

Querido diário:

Hoje, sexta-feira, a Kombi do seu Luiz passou um pouco antes das 3 da madrugada. Ainda bem que não estava fazendo muito frio. A noite de lua cheia estava clara e estrelada. E os cachorros uivavam, em vez de latir. Só podia ser sinal de algum lobisomem no pedaço.
É, eu sou assim, gosto de inventar histórias quando acordo, pra ver se espanto o sono. Só que quase nunca dá certo. A gente acorda mesmo na hora em que começa a levar aqueles cestos pesados da padaria para a Kombi.
Ainda bem que a chuva tinha passado. Só assim pra minha mãe parar de rezar e voltar pra cama depois que eu saio de casa. E ainda bem, também, que a cachorrada toda estava mais interessada em correr atrás do lobisomem do que da gente.
Hoje, eu cheguei em casa ás 8 da manhã e dormi até meio-dia, pois antes de almoçar e ir pra escola eu ainda tinha que fazer a lição de casa.
Agora já são 8 da noite e eu ainda estou conseguindo escrever porque o café que tomei com pão, em vez de comida, fez meu sono chegar atrasado.
Mas agora, que ele já veio com força total, só estou conseguindo enxergar a minha cama.
Boa noite, diário. Acho que só volto no domingo que, como você sabe, é meu único dia de folga. Além disso, vai dar pra variar um pouco de assunto. Marquei um encontro com minha nova namorada... Só que ainda é segredo, não contei pra ninguém.

Fonte: AZEVEDO, Jô et al. Serafina e a criança que trabalha. São Paulo: Ática, 1999









































































Um comentário: