quarta-feira, 29 de agosto de 2012

texto para o 6º ano


Leia esta matéria do suplemento infantil Estadinho

AMIGO DE QUATRO PATAS NO HSP

Todas as quartas-feiras, as crianças da pediatria do Hospital São Paulo (HSP) guardam ansiosas um visitante muito especial. Pontualmente, às 14h: 00, Joe, um cão voluntário da raça Golden Retriever, aparece e deixa todo mundo alvoroçado. “O Joe é um amigão da minha filha, ela espera sempre por ele”, diz Iraci Rodrigues, mãe da paciente Débora Cristina, de 16 anos. “O Joe é um grande amigo. Quando ele vem me visitar ele me traz muita felicidade”, diz Débora, com a cabeça de Joe no colo. Enquanto ela lhe faz cafuné, ele retribui com lambidas.
Joe é bem treinado para o que faz. Quando está no hospital, ele anda devagar, não abana o rabo, nem pula, tudo para não incomodar os pacientes. Na unidade de paralisia cerebral, ele sabe que precisa subir em cima da mesinha para ser acariciado pelas crianças e faz isso instintivamente.
Terapeuta experiente
Também, já faz 2 anos e meio que Joe trabalha de segunda a quinta-feira nas unidades da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Sexta-feira é o seu dia de folga.
Para ter acesso livre ao hospital, Joe toma banho toda semana, tem os pelos e dentes escovados e suas donas, Luci Lafusa e Ângela Borges, limpam suas patas com álcool sempre que ele chega ao hospital. São cuidados para evitar contaminação.
A alegria que Joe leva às crianças é muito grande. “O Joe é esperado e querido no hospital. A gente vê no olho e no sorriso das crianças. Isso é renovador e gratificante. E ele também gosta porque recebe muito carinho”, diz Ângela.
E os benefícios para a saúde dos pacientes? São muitos. “Uma vez, uma criança tinha passado por uma cirurgia nos olhos e estava com medo de abri-los. Foi só o Joe aparecer que ela abriu os olhos para vê-lo e a média pôde verificar que tinha dado tudo certo a cirurgia”, lembra Ângela.
 Além disso, Joe transforma o hospital. “Quando se interna uma criança, você a tira dos brinquedos, da escola, e dos animais de estimação. A gente tenta diminuir esse sofrimento, Quando Joe chega ele melhora o ambiente hospitalar”, explica Roseli Monteiro, assistente social do Hospital de São Paulo.
 O Estado de São Paulo, Estadinho. São Paulo, 22 de  setembro de 2008. p.5

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Gabarito do exercício do 8º ano Livro 3 p.7/8/9

1)   Cientistas da Universidade de Cambridge.
      Resolveram o mistério de como a pulga pula.
      Universidade de Cambridge no Reino Unido.

2) a) No parágrafo 4 (Filmagens feitas ...como alavanca de múltiplas partes; no parágrafo 9 ( As revelações mais cruciais ... ao longo de uma semana).

   b) Utilizando câmeras muito rápidas e sensíveis , cientistas do Reino Unido, resolveram o mistério de como as pulgas saltam tão longe e rápido.

3)  Lide
     A energia necessária / O pulo incrível/ Segredo/ Transferência de energia.
     Efeito alavanca/ Filmagens/ Revelações do segredo.
    Possíveis aplicações da pesquisa/ As pulgas e as máquinas
    Filmando pulgas.
    Aspectos não esclarecidos.

4) O 4º segmento que trata das possíveis aplicações das descobertas a cerca do salto das pulgas, se interpõe com o 3º segmento, que traz observações feitas pelos cientistas durante as filmagens, e o 5º segemento que dá continuidades aos relatos dos cientistas. O 4º segmento interrompe uma sequência e podemos ser levado para o final do texto.

5) A= parágrafo 1 o quê
     Lide= parágrafo 3
     B =   parágrafo 6
     D = parágrafos 4/9/10
     E = parágrafo  11 e 12
     F = parágrafo  14