terça-feira, 3 de julho de 2012

Exercício 8º ano. ( Somar e dividir com a nota da avaliação do dia 26/06.



  
Exercício   8º ano . Para responder este texto você precisará de um  dicionário. Ok?
 Copie apenas os enunciados das questões  e coloque as respostas. Não há necessidade de copiar o texto. Nas questões de alternativas  copie os enunciados e a alternativa correta. Faça seus exercícios  em uma folha apresentável
 
Pessimismo e Otimismo

       Achar que um pessimista pode ser um tipo interessante é coisa de otimistas – e eu assino embaixo. Confesso, aliás,que tenho uma séria inclinação para o pessimismo, mas entendo que ela se deve, justamente, à porção de otimismo que também está em mim. Não, leitor, não alimento o prazer de formular paradoxos gratuitos; deixe-me fundamentar este.
      Os otimistas costumam achar muita graça no mundo, seja porque já a encontraram, seja porque estão certos de que ainda a encontrarão. Mas às vezes esse otimismo é tão grande que passa a ser demasiado exigente, e só se contentará com o êxtase da suprema felicidade. Como esta é raríssima, e quando chega costuma ser passageira, o otimista passa a temperar sua expectativa com um pouco de pessimismo só para engrandecer ainda mais o êxtase almejado. Complicado? Mas quem disse que somos simples?    
       Outro dia recortei da Internet este fragmento de um blog, que vai um pouco na direção das minhas convicções: Penso que a maioria das pessoas tende a associar pessimismo a inatividade e paralisia, e otimismo a entusiasmo e iniciativa. Via de regra, é precisamente o oposto que é verdadeiro: em seu deslumbramento, os otimistas, que diante de tudo se ofuscam, a nada se apegam. Por outro lado, em sua lucidez, aos pessimistas é dado enxergar na escuridão a imagem do que lhes seria essencial, e sentemse como ninguém compelidos a agarrar-se a ela.
      É isso. O pessimista não é inimigo das idealizações, muito pelo contrário. E alguém já disse: Sou pessimista de cabeça e otimista de coração. A frase é esperta, pois leva a admitir um convívio ameno entre as inclinações para a mais rigorosa lucidez e para a mais generosa sensibilidade. Mas é também verdadeira: qualquer um de nós pode admiti-lo durante a simples operação de folhear um jornal. O homem-bomba resolveu sacrificar-se na companhia de quinze adversários políticos? A humanidade não tem jeito. O pequeno e sofrido país asiático teve sua independência reconhecida e amparada pela ONU? Nem tudo está perdido. No noticiário da TV, e ao vivo: o marido enciumado sequestrou a própria mulher e ameaça matá-la diante das câmeras? O mundo é mesmo um horror... Horas depois, ainda ao vivo, o homem depõe a arma e entrega-se à polícia, aos prantos? Esta vida é comovente...        
Pensando agora em nosso país: haverá algum outro que tantas razões dê a seus cidadãos para serem otimistas e pessimistas a um tempo? Parece já fazer parte da nossa cultura esse amálgama de expectativas contrárias: ora “o Brasil não tem jeito mesmo”, ora “este é o melhor país do mundo”. Diante dos extremos, as pessoas sensatas recomendam o equilíbrio que nega as polaridades, pois “a verdade está no meio”. Pois eu prefiro manter a opinião de que a verdade dos otimistas é, no fundo, uma aliada da verdade dos pessimistas. A prova de que não somos uma coisa só está em cada dia que amanhece: o leitor acordou hoje pessimista ou otimista? Seja qual for a resposta, só posso lhe dizer: – Conserve-se assim, e até amanhã.

(Sérgio Ruiz Taborda)

1. Considerando-se o contexto, pessimismo e otimismo são considerados pelo autor do texto como inclinações:
a)  alternadas e inconciliáveis.
b)  contraditórias e complementares.
c)  opostas e inconciliáveis.
d)  definitivas e excludentes.
e)  equivalentes e harmônicas.

2. Os pessimistas não são inimigos das idealizações porque,
no fundo, eles:
a) as preservam como o parâmetro de uma negatividade
essencial.
b)  as descartam apenas para um maior desfrute dos
prazeres cotidianos.
c)  lhes atribuem a virtude de nos encerrar numa prazerosa
imobilidade.
d) lhes atribuem a faculdade de relativizar o valor das
altas expectativas.
e)  as consideram um caminho seguro para a experiência
dos êxtases.

3. Considere as seguintes afirmações:

I. O autor do texto justifica a formulação de paradoxos
gratuitos ao considerá-la um válido e necessário
recurso estilístico.
II. A introjeção de algum pessimismo num otimista
deve-se, por vezes, a um altíssimo grau de expectativa
por êxtases supremos.
III. Os jornais e os noticiários de TV levam-nos a emoções
ambivalentes porque nosso humor é extremamente
variável.

Está correto SOMENTE o que se afirma em:

a)  I.
b)  II.
c)  III.
d)  II e III.
e) I e II.

4. Considerando-se o contexto, encontram-se numa relação
opositiva os seguintes elementos do texto:

a)  esta é raríssima / costuma ser passageira.
b)  demasiado exigente / rigorosa lucidez.
c)  seu deslumbramento / sua lucidez.
d)  convívio ameno / generosa sensibilidade.
e)  nossa cultura / amálgama de expectativas contrárias.
  Leia este outro texto. Copie as perguntas e responda.

Cada vez mais feios e gordos. E em comparação com a última década, insatisfação com aparência e peso aumentou consideravelmente.

[ Por Carolina Araújo, colaboração para a Folha]

       Poderia ser uma boa notícia o fato de que 6 em cada 10 jovens brasileiros estão muito satisfeitos com a própria aparência. Mas não é. Há 11 anos, o Datafolha perguntou aos jovens brasileiros se eles se sentiam felizes com a aparência e registrou que 82% estavam muito satisfeitos com o que viam diante do espelho. A mesma pergunta foi feita agora e o grupo dos que se consideram muito satisfeitos caiu 23 pontos percentuais. O descontentamento é maior entre as garotas — 44% se dizem pouco satisfeitas e 6%, nada satisfeitas com a aparência. As meninas de 16 e 17 anos representam o auge do dissabor: 7% delas estão totalmente insatisfeitas. Como não é provável que a feiúra tenha se tornado uma epidemia ao longo dos anos, por que os jovens estão se sentindo mais infelizes com a própria aparência? Segundo especialistas, trata-se de uma questão social. Padrão de beleza Para a psicóloga Joana Novaes, coordenadora do Núcleo de Doenças da Beleza da PUC Rio, o padrão de beleza atual impõe que o jovem seja magro, "sarado" e bronzeado. "Tantas exigências geram uma relação infeliz com o próprio corpo", diz ela, que é autora do livro O Intolerável Peso da Feiúra.
      Segundo a psicóloga, a infelicidade se agrava devido à diferença de tratamento que a sociedade impõe ao "feio" e ao "bonito". Enquanto a beleza é um meio de ascensão social no Brasil, quem é considerado feio se torna vítima de um preconceito socialmente aceito, pois é permitido que se recrimine a aparência do outro. Já a antropóloga Mirian Goldenberg — autora de  O Corpo Como Capital e professora do departamento de antropologia social da UFRJ Universidade Federal do Rio de Janeiro) — não acredita que o jovem esteja se sentindo mais feio, mas, sim,inadequado em relação ao padrão de corpo valorizado pela sociedade.
      Contudo, segundo Goldenberg, a juventude atual é a primeira geração que cresceu sabendo que há meios para se adequar ao padrão: vestir-se de acordo com a moda, investir em tratamentos estéticos,recorrer a cirurgias plásticas, etc. E mais gordo também. Colocar os pés em uma balança pode ser um sacrifício para metade dos jovens brasileiros. Foi esse o percentual de entrevistados que disseram ao Data folha que não estão satisfeitos com o próprio peso. Comparando os resultados com 11 anos atrás, número de jovens muito satisfeitos com o peso caiu de 61% para 50%. Outra vez, a maior insatisfação se verifica entre as garotas, com o ápice do descontentamento entre as que têm de 22 a 25 anos: 26% estão insatisfeitas com o peso.
       Para o psicólogo Niraldo de Oliveira Santos, coordenador do estudo, os números  surpreendem, porque 8 em cada 10 estudantes consultados eram magros ou tinham peso normal em relação à altura e à idade. Surpreendem ainda mais porque, em teoria, os estudantes da área de saúde deveriam ser bem informados sobre cuidados com o corpo. "O que se teme é que, se considerado um universo maior de jovens, o panorama possa ser ainda mais preocupante", diz  Santos.

Interpretação do texto.

5) Qual é o assunto do texto?

6) Por que o desgosto com a aparência é uma questão social?

7) O que acontece socialmente com o considerado feio?

8) Qual o padrão de beleza atual para os jovens?

9) Por que os números da pesquisa surpreenderam o coordenador Niraldo O. Santos?

10)  Justifique a utilização das as aspas nas palavras
Feio  e   bonito    utilizadas pela autora?

“ A mesma pergunta foi feita agora e o grupo dos que se consideram muito satisfeitos caiu 23 pontos percentuais”
11)  Em que voz verbal está a primeira oração do texto? 

12)  Passe esta oração para a voz passiva sintética.

13)  Crie um agente da passiva para a ação verbal 

 Datafolha perguntou aos jovens brasileiros se eles se sentiam felizes com a aparência eregistrou que 82% estavam muito satisfeitos com o que viam diante do espelho.” 

14) Identifique e classifique o sujeito da primeira oração. 

15)  Em que voz verbal está esta oração? 

16)  . Nas frases a seguir:

.Identifique o verbo das orações e passe para a voz passiva analítica. Destaque o agente da passiva.
a)              As meninas de 16 e 17 anos representam o auge do dissabor.
b)       A mãe chamou a atenção da filha. 
c)       O pesquisador entrevistou as adolescentes. 
d)            O ideal de beleza influencia a maioria dos adolescentes. 

17) Transforme a voz passiva em ativa ( cuidado com o tempo verbal de cada frase)
a)  A cidade foi invadida pelos ladrões
b) O cachorro foi ferido por Pedro.
c)  O avião era admirado pelos meninos.
d) Alfredo era estimado pelos colegas.
e) O ladrão foi ferido pelo homem.
f) A Rosa foi plantada por Carlos.
g) A rainha era aclamada  pela multidão.
h) A imprensa foi inventada por Gutenberg.
i) A cidade foi invadida pelo exército romano.
j) A árvore foi plantada pelo lenhador.

18) Passe as frases abaixo para a voa passiva sintética ( pronominal) Siga o modelo e preste atenção ao tempo verbal.

Foi montada nova fábrica no perímetro urbano.
Montou-se uma nova fábrica no perímetro urbano.

Foram montadas novas fábricas no perímetro urbano.
Montaram-se novas fábricas no perímetro urbano.

a)      Foi  estabelecida  uma programação mais popular.
b)      É comentado novamente o problema do café.
c)      Foram construídos belos edifícios em Brasília.
d)     São realizadas semanalmente importantes partidas de futebol.
e)      Convém que sejam mantidos os horários do ano passado.
f)       Foi feita importante pesquisa de opinião pública.
g)      Foram descobertas as diversas tendências do gosto popular.

            19) 2) Nos enunciados abaixo,classifique mos verbos em TD ( transitivo direto)     TI (transitivo indireto) ou IT (intransitivo).
a) (     ) A gripe se espalhou rapidamente.
b) (     ) Estudos confirmaram epidemias de gripe aviária na Ásia
c) (     ) Todos assistiram ao filme.
d) (     ) Alguém assiste  o doente.

            
  

        20) Reescreva as frases a seguir usando o verbo no imperativo. Se necessário, consulte a conjugação do verbo ser. ( Livro 2 p. 49)
           a)  Você é estudioso e responsável.
            b) Nós somos bons patriotas.
           c) Tu és a estrela da minha vida inteira.
            d) Vocês não são nossos adversários.


 Obs.: Vou ser exigente com  a apresentação dos exercícios. 


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segunda-feira, 2 de julho de 2012

Exercícios 6º ano

(não consegui colocar os quadrinhos da interpretação)


im. Garfield. Folha de São Paulo, 03.10.2004. p.E9)



6.       Leia a piada abaixo e responda o que se pede:

O Joãozinho estava com sua mãe vendo um álbum antigo. Ele perguntou:
– Mãe, quem são esses dois aqui na foto? Essa moça de branco e esse cabeludo de bigode ao lado dela?
E a mãe explicou:
– Somos eu e seu pai!
– Esse é o papai? – perguntou o menino, assustado – Então quem é aquele careca que mora com a gente?

a)      Identifique na piadinha:
Um pronome pessoal do caso reto, um pronome possessivo, um pronome
demonstrativo e um pronome interrogativo.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)      Qual o tipo de discurso que predomina na piadinha?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
c)       “Quem é aquele careca que mora com a gente?”
Substitua a expressão grifada por um pronome pessoal do caso oblíquo.
______________________________________________________________________


7)      Complete com verbos no modo subjuntivo.

a)      Se eu não me _______________, chegaria atrasado (apressar)
b)      Se nós _______________ sem televisão, brincaríamos mais. (ficar)
c)       Se elas  _______________ aquele suco, adorariam. (tomar)
d)      Se ele _______________ o cabelo, não ficaria bonito. (cortar)
e)      Se vocês _______________ mais cedo, eu poderia levá-los comigo. (acordar)

8)      Substitua os adjetivos grifados pela locução adjetiva correspondente. Siga o modelo:

a)      Que gatinho dengoso!
Que gatinho cheio de dengo!

b)      Este é um animalzinho amoroso.
_______________________________________________________________________

c)       Aquela bióloga é famosa.
______________________________________________________________________

d)      Raquel é muito corajosa.
_____________________________________________________________________________

9)      Passe as frases abaixo para o discurso indireto:

a)      O vendedor perguntou:
– O senhor pode desenhar?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________

b)      Os alunos gritaram:
 – Queremos brincar no recreio!
______________________________________________________________________________________________________________________________________________

c)       O vendedor perguntou:
– Posso ajudá-lo, cavalheiro?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________






10)   Complete as frases com os pronomes demonstrativos abaixo:

aquilo – este – essa – aquele - estas

a)      _______________ carteiro que vai ali deu-me _______________ envelope.
b)      O que é _______________ na parede da cozinha?
c)       _______________ blusa que você está usando não combina com a calça.
d)      Vou deixar _______________ revistas aqui na cesta.

11)   Leia o texto abaixo e observe as palavras destacadas.
“O Rio das Velhas lambe as casas velhas, casas encardidas onde há velhas na janela”.

a)      Em “casas velhas” a palavra velhas pertence a que classe gramatical? A que palavra ela se refere?
_______________________________________________________________________
b)      Em “onde há velhas na janela”, a palavra velhas pertence à mesma classe gramatical? Explique.
_____________________________________________________________________________

12)   Passe as frases interrogativas diretas a seguir para a interrogação indireta.

a)      Quem irá à festa?
______________________________________________________________________
b)      Que vestido ela usará no casamento?
_______________________________________________________________________
c)       Quem foi o vencedor do campeonato?
______________________________________________________________________

13)   Reescreva as frases a seguir, substituindo por pronomes oblíquos átonos as palavras destacadas:

a)      Espero conhecer sua nova amiga em breve.
Espero conhecê-la em breve.

b)      Quero emprestar este livro a você assim que eu terminar de ler este livro.
______________________________________________________________________

c)       Ana, põe os pratos e os talheres no armário, por favor.
_______________________________________________________________________

d)      Você não vai cumprimentar seus avós?
______________________________________________________________________

e)      Ela não encontrou a amiga na festa.
_____________________________________________________________________


14)   Leia este trecho do poema “A casa de Dona Rata” de Sérgio Caparelli:

Na casa de Dona Rata,
Tem uma enorme goteira.
Quando chove, ninguém dorme,
Acordado, a noite inteira.
A goteira é tão grande
Que molha a sala e a cozinha.
(...)
Os verbos destacados estão no tempo presente. Como ficaria se estivessem no pretérito imperfeito do indicativo?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

15)   Leia:

A corrida de hoje começou com o triplo do número de participantes da de ontem, mas logo na sexta volta, metade deles já havia desistido da prova e, no final, apenas cinco cruzaram a linha de chegada.

Transcreva desse trecho o numeral que indica:

a)      Quantidade: __________________________________________________________

b)      posição de uma sequência: _____________________________________________

c)       fração, divisão:________________________________________________________

d)      multiplicação: ________________________________________________________


16)    “Ana tomava o remédio todos os dias em doses quíntuplas”. Marque a alternativa apropriada entre as seguintes:

a)      “quíntuplas” é um numeral cardinal.
b)      “quíntuplas” é um numeral fracionário.
c)       “quíntuplas” é um numeral multiplicativo.
d)      “quíntuplas” é um numeral ordinal.

Exercícios de recuperação



5º ano
 
  





1. A palavra claro, no segundo quadrinho, significa:
(a) o contrário de escuro.
(b) o contrário de pode.
(c) o mesmo que escuro.
(d) o mesmo que pode.

2. Mônica ficou aborrecida por que:
(a) entendeu diferente o sentido da palavra pintar.
(b) implicou com o assobio do cebolinha.
(c) pensou que o amigo ia pintar o retrato dela.
(d) respondeu apressadamente a pergunta.

3. Os três quadrinhos mostram Cebolinha
(a) caminhando na direção da escola.
(b) indo para uma escola de pintura.
(c) vestindo-se como um pintor de quadros.
(d) voltando alegremente da aula de música.

4. O primeiro e o terceiro quadrinhos indicam que o personagem está:
(a) assobiando uma melodia.
(b) pensando na nota da prova.
(c) atrasado para a aula de música.
(d) querendo ir embora depressa.

5. O ponto de interrogação em: “Monica, posso te pintar ?”  Indica que Cebolinha está:
(a) concordando.
(b) perguntando.
(c) afirmando.
(d) obedecendo

6. O texto que você leu é:
(a) uma fábula
(b) uma receita
(c) uma noticia.
(d) uma historia em quadrinhos

7. Este texto é uma historia em quadrinhos por que:
(a) emprega palavras pouco usadas e difíceis de entender.
(b) ensina a fazer uma pintura.
(c) combina imagens e palavras para contar uma historia.
(d) repete muitas informações já conhecidas.


8)      Sublinhe os SUBSTANTIVOS do trecho que segue:

“Palavras são feito gente, tem de todo jeito: bonitas, feias, gordas, magras, simpáticas, antipáticas, sérias, engraçadas, alegres, tristes, todo jeito. Beto diz que a gente aprende tudo com as palavras, mas para isso é preciso a gente gostar delas feito a gente gosta das pessoas.”                                                                     (Luiz Vilela)

9)      Agora circule os ADJETIVOS do mesmo trecho:

“Palavras são feito gente, tem de todo jeito: bonitas, feias, gordas, magras, simpáticas, antipáticas, sérias, engraçadas, alegres, tristes, todo jeito. Beto diz que a gente aprende tudo com as palavras, mas para isso é preciso a gente gostar delas feito a gente gosta das pessoas.”                                                                     (Luiz Vilela)

10)   Leia a frase abaixo:

“Assim nasce uma  planta cuja flores perfumadas e brancas só abrem à noite, e, ao nascer do sol, ficam rosadas.”              (Adaptado de:www.ifolclore.com.br/lendas)

a)      Circule os verbos e escreva em que tempo se encontram (presente/passado/futuro).
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



b)      Reescreva a frase passando os verbos para o passado.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

11)   Substitua a palavra destacada por um sinônimo sem alterar o sentido da frase.
a)      Então disputava a caverna com os  bichos.
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b)      E era aí sua morada.
______________________________________________________________________________________________________________

c)       Misteriosos rituais.
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d)      A ilustração é rica.
______________________________________________________________________________________________________________

e)      Era difícil escrever os livros.
___________________________________________________________________________________________________________________________

f)       Carlos Magno foi um imperador notável.
______________________________________________________________________________________________________________

12)   Reescreva as frases, substituindo os termos grifados por antônimos. Faça as adaptações necessárias sem alterar o sentido da frase.
a)      Sempre a achei linda, mesmo ao amanhecer.
___________________________________________________________________________________________________________________________

b)      Minha coleção está pronta!
______________________________________________________________________________________________________________

c)       É legal ficar jogando no computador!
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d)      O garoto escolheu um livro difícil para ler.
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e)      Beto era um garoto de sorte.
___________________________________________________________________________________________________________________________

f)       Não acenda a luz porque a claridade me incomoda.
___________________________________________________________________________________________________________________________

13)   Liste duas palavras que pertençam a mesma família da palavra indicada.
a)      Macaco 
               
b)      Morar 
                
c)       Moleque 
          
d)      Herói 
                   
e)      Dia 
                        
f)       Serra 
                   
g)      Cabelo
                     
h)      Açúcar                 
i)        Ferro   



14)   Consulte revistas e jornais e encontre três slogans. Registre-os, juntamente com o nome do produto ou da empresa anunciante.






















Exercício de recuperação — 5ª ano — Redação

Você já esteve em uma feira?
Já observou como os ambulantes tentam vender os seus produtos?
Par a chamar a atenção do comprador, eles criam versinhos, que são chamados de
pregão .
Leia alguns deles:
Olha a vitamina de caroço!
Serve para o velho,
Mas serve também para o moço!

Enche a bolsa, dona Zefina,
Que a pêra é de casca fina !

Olha o limão!
Tem pro empregado
E pro patrão!

Olha a pipoquinha!
Temos doce e salgadinha!

A doce sai com um brilhinho;
A salgada, só com dinheirinho!

Pastel quentinho chegou agora!
Olha aí, moça de bigode não paga!

É natural,
É tropical, sanduíche natural!
                                                                                          Antônio Henrique Weitzel.
                                                       Folclore literário e linguístico.

Agora é sua vez: faça alguns pregões. Venda qualquer  produto que quiser.
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Use as palavras do quadro, abaixo para escrever uma narração (história). Não esqueça:

amigo         domingo     passeio     paraíso     caminharam     cansados


 
      Não esqueça da pontuação e dos parágrafos.
      O final da sua história deve ser assim:  Mas, todos voltaram felizes.
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Descrição e narração
Crie uma narrativa em que você possa descrever as características de um amigo ou amiga que você a considere muito.
— Quem é essa pessoa?
— Onde a conheceu?
— Há quanto tempo a conhece?
— Faça a descrição dessa pessoa?
— Qual a importância dessa pessoa em sua vida?
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