terça-feira, 26 de junho de 2012

Textos 9º ano 26/06/2012


MODOS DE DIZER
(Mário  Bachelet. Antologia Portuguesa. FTD, São Paulo, 1965)
      Uma vez um rei sonhou que todos os seus dentes lhe foram caindo da boca, um após outro, até não  ficar nenhum. Era no tempo em que havia magos e adivinhos. O rei mandou chamar um deles, referiu-lhe o sonho e pediu-lhe que o decifrasse. O adivinho levou a mão à testa, pensou, pensou, consultou a sua ciência e disse:
      —  Saiba Vossa Majestade que a significação do seu sonho é a seguinte: está para lhe suceder uma grande infelicidade. Todos os seus parentes, a rainha, os seus filhos, netos, irmãos, todos vão morrer sem ficar um só ante os olhos de Vossa Majestade.
      O rei entrou em cólera, ficou muito irritado e, chamando os guardas do palácio, mandou decepar a cabeça do adivinho que lhe profetizara coisas tão tristes.
     Estava o rei muito acabrunhado com o vaticínio, quando se aproximou um cortesão e lhe aconselhou que consultasse outro adivinho, porque a interpretação do primeiro podia estar errada e não devia Sua Majestade se afligir em vão.
     O rei adotou o conselho, mandou chamar outro mago e lhe narrou o mesmo sonho, pedindo que o decifrasse.
     O adivinho levou a mão à testa, pensou, pensou, consultou a sua ciência e disse:
     —  Saiba Vossa Majestade que o seu sonho significa o seguinte: Vossa Majestade terá muitos anos de vida. Nenhum dos seus parentes lhe sobreviverá. Nem mesmo o mais moço e mais forte deles terá o desgosto de chorar a perda de Vossa Majestade.
      O rei, muito satisfeito, mandou encher o adivinho de presentes, deu-lhe muitas moedas de ouro, muitos diamantes, roupas de seda bordadas e um palácio para morar, nomeando-o adivinho oficial do reino.
      No entanto, o segundo mago, que recebeu tais prêmios, disse a mesma coisa que o primeiro, que foi degolado. A única diferença foi a linguagem que ele empregou. Esta fez que ele recebesse prêmio em vez de castigo.


O rondó dos cavalinhos

Manuel Bandeira
Os cavalinhos correndo,
E nós, cavalões, comendo...
Tua beleza, Esmeralda,
Acabou me enlouquecendo.
Os cavalinhos correndo,
E nós, cavalões, comendo...
O sol tão claro lá fora,
E em minh’alma – anoitecendo!
Os cavalinhos correndo,
E nós cavalões, comendo...
Alfonso Reyes partindo,


E tanta gente ficando...
Os cavalinhos correndo,
E nós, cavalões, comendo...
A Itália falando grosso,
A Europa se avacalhando...
Os cavalinhos correndo,
E nós, cavalões, comendo...
O Brasil politicando,
Nossa! A poesia morrendo...
O sol tão claro lá fora,
O sol tão claro, Esmeralda,
E em minh’alma – anoitecendo!

Fonte: BANDEIRA, Manuel. O rondó dos cavalinhos. In: CANDIDO, Antonio. Na sala de aula. 5.ed. São Paulo: Ática, 1995.


Menino de 11 anos morde pit bull para se defender de ataque em Minas Gerais
RENATA BAPTISTA
    Um menino de 11 anos mordeu um cão pit bull e se livrou do ataque do animal em  Sabará ( região metropolitana de Belo Horizonte)
         Gabriel Alexandre da Silva estava em casa na tarde de anteontem quando foi atacado pelo cão da família, Titã.
De acordo com a avó do garoto, Arlinda Francisca de Almeida, Gabriel só conseguiu se desvencilhar do animal, que estava preso, ao segurar o cão pelo pescoço e mordê-lo. Gabriel quebrou um dente durante a mordida.
O garoto saiu do jardim pulando o muro da casa. Enquanto isso, funcionários de uma obra ao lado batiam em um portão para tentar atrair o pit bull. Bombeiros recolheram o animal.
O menino foi levado ao pronto-socorro e precisou levar quatro pontos no braço direito. "Ele foi um vencedor", disse a avó.
Ela disse que o cachorro, que vive com a família desde filhote, era "manso e meigo" e nunca havia atacado ninguém. "Mas, na verdade, a gente nunca confiou muito nele. As crianças não brincavam muito com o cachorro, mas o Titã sempre estava por perto."
O cachorro foi levado ao centro de controle de zoonoses, onde deve ficar em observação por pelo menos dez dias. Após esse período, os donos poderão pegar o cachorro de volta. Caso não haja interesse, o pit bull deverá ser sacrificado.
"Não queremos mais ele, não. O Gabriel tem duas primas, de seis e de dois anos. Se [o Titã] fez isso uma vez, pode fazer de novo", disse a avó do garoto ferido.

Fonte: BAPTISTA, Renata. Menino de 11 anos morde pit bull... Disponível em:
<http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff2407200812.htm>. Acesso em: 24 jul. 2008.







sexta-feira, 22 de junho de 2012

Projeto de redação para o 5º ano









Projeto: Produção de texto
Meu dia-a-dia

5º ano — 2012
Justificativa:  Percebemos  durante  as aulas de redação certa dificuldade na elaboração de textos coerentes  e com coesão, por isso,  sentimos  que havia necessidade  da realização de um projeto que incentivasse  a produção textual.

Objetivos:
— Desenvolver no aluno o gosto pela produção de texto.
— Ser capaz de produzir autocorreção dos textos seguindo as regras propostas pelo projeto.
— Dar condições adequadas para crescimento do aluno em suas produções textuais.
—  Dar condições adequadas para  crescimento  do aluno na organização textual.
— Dar condições  adequadas para seguir regras de pontuação.
— Dar condições adequadas para escrever ortograficamente  correto.
— Criar o hábito da  autoavaliação.
— Criar o hábito do uso de rascunho para a produção de texto.

Duração:
Oficina: 1 hora
Escrita : 1 mês com 15 produções.

Estrategias:
Oficina 
Leitura do texto: Diário de um menino trabalhador. Após a leitura fazer o estudo do texto com relação à pontuação, estilo de texto, partes de um diário. Escreva um dia em sua vida usando rascunho e autocorreção.
 Listar  com os alunos  as normas para a realização de uma página de diário.
Passar  a limpo  a produção da oficina.
Fazer durante o mês de junho 15( quinze páginas ), de diários, no mínimo 3(três) parágrafos.  Poderão escolher  os dias.  Coloque um título em cada dia.
Essa atividade será  a culminância do projeto e servirá como uma nota de avaliação para o terceiro bimestre.


       Normas para a autocorreção textual:
Releia os textos e verifique se faltou algum detalhe ou idéia que o tornaria mais interessante. Acrescente-os durante a revisão.
— Verifique os números parágrafos  Verifique também  se eles não estão muito extensos ou curtos.
—  Verifique se a pontuação do texto está compreensiva para  a leitura do0 texto.
— Veja se existem palavras repetidas e se elas podem ser substituída  por sinônimos .
— Verifique  o registro ortográfico das palavras  e se não souber como se escreve procure no dicionário.
— Verifique se o título está de acordo com o que você escreveu.
— A letra maiúscula foi usada no início dos parágrafos, após o ponto final, e em nomes próprios?
      Somente após à autocorreção  passe a limpo a sua produção com caneta azul ou preta.
       Como é uma página de diário você poderá ilustrá-la usando sua criatividade. Faça também uma capa com seu nome  e número.
       Ao entregar o seu trabalho, entregue os rascunhos que você usou com as devidas correções.


 ( texto para a oficina)

DIÁRIO DO MENINO TRABALHADOR

Querido diário:

Hoje, sexta-feira, a Kombi do seu Luiz passou um pouco antes das 3 da madrugada. Ainda bem que não estava fazendo muito frio. A noite de lua cheia estava clara e estrelada. E os cachorros uivavam, em vez de latir. Só podia ser sinal de algum lobisomem no pedaço.
É, eu sou assim, gosto de inventar histórias quando acordo, pra ver se espanto o sono. Só que quase nunca dá certo. A gente acorda mesmo na hora em que começa a levar aqueles cestos pesados da padaria para a Kombi.
Ainda bem que a chuva tinha passado. Só assim pra minha mãe parar de rezar e voltar pra cama depois que eu saio de casa. E ainda bem, também, que a cachorrada toda estava mais interessada em correr atrás do lobisomem do que da gente.
Hoje, eu cheguei em casa ás 8 da manhã e dormi até meio-dia, pois antes de almoçar e ir pra escola eu ainda tinha que fazer a lição de casa.
Agora já são 8 da noite e eu ainda estou conseguindo escrever porque o café que tomei com pão, em vez de comida, fez meu sono chegar atrasado.
Mas agora, que ele já veio com força total, só estou conseguindo enxergar a minha cama.
Boa noite, diário. Acho que só volto no domingo que, como você sabe, é meu único dia de folga. Além disso, vai dar pra variar um pouco de assunto. Marquei um encontro com minha nova namorada... Só que ainda é segredo, não contei pra ninguém.

Fonte: AZEVEDO, Jô et al. Serafina e a criança que trabalha. São Paulo: Ática, 1999









































































terça-feira, 19 de junho de 2012

Respostas 7º ano — Páginas 61 e 62

1) a) O trabalho para juntar dinheiro ( lavagem de pratos).
    b) A observação das estampas de revistas, o estudo dos povos antigos.
    c) A viagem a Macho Pichu, no Peru.

2) Sua grande expectativa era a primeira visão que teria das pirâmides e a primeira frase que diria diante  delas.

3) a) Esse momento é interrompido por um garoto vendedor  ambulante, que lhe oferece uma lembrança das pirâmides. O moleque surge  em sua frente, cobrindo a visão do crepúsculo.
    b) A frase provoca um efeito de surpresa e de humor. A expectativa criada nos parágrafos anteriores era que o autor  pronunciasse uma frase bonita, no entanto, sua frase foi ríspida dirigida a um moleque e não às  pirâmides. O momento foi ridículo.

4)a) "...dentro de mais alguns minutos, perderia o momento de observar o crepúsculo diante da pirâmides".
   b) Não. A expectativa é interrompida por uma reflexão do autor sobre o ridículo da sua atitude e sobre os valores incorretos  que ele atribuía aos acontecimentos.