segunda-feira, 28 de maio de 2012

Textos para o 9º ano


      Reduzir a poluição causada pelos aerossóis – partículas em suspensão na atmosfera, compostas principalmente por fuligem e enxofre – pode virar um enorme tiro pela culatra. Estudo de pesquisadores britânicos e alemães revelou que os aerossóis, na verdade, seguravam o aquecimento global. Isso porque eles rebatem a luz solar para o espaço, estimulando a formação de nuvens (que também funcionam como barreiras para a energia do sol). Ainda é difícil quantificar a influência exata dos aerossóis nesse processo todo, mas as estimativas mais otimistas indicam que, sem eles, a temperatura global poderia subir 4 ºC até 2100 – as pessimistas falam em um aumento de até 10º, o que nos colocaria “dentro” de uma churrasqueira. Como os aerossóis podem causar doenças respiratórias, o único jeito de lutar contra a alta dos termômetros é diminuir as emissões de gás carbônico, o verdadeiro vilão da história.

Leia:
Aquisição à vista. A Bauducco, maior fabricante de panetones do país, está negociando a  compra de sua maior concorrente, a Visconti, subsidiária brasileira da italiana Visagis. O negócio vem sendo mantido sob sigilo pelas duas empresas em razão da proximidade do Natal. Seus controladores temem que o anúncio dessa união – resultando numa espécie de AmBev dos panetones – melindre os varejistas.
(Cláudia Vassalo, na Exame, dez. 99)

             As Amazônias
       Esse tapete de florestas com rios azuis que os astronautas viram é a Amazônia. Ela cobre mais da metade do território brasileiro. Quem viaja pela região não cansa de admirar as belezas da maior floresta tropical do mundo. No início era assim: água e céu.                    
       É mata que não tem mais fim. Mata contínua, com árvores muito altas, cortada pelo Amazonas, o maior rio do planeta. São mais de mil rios desaguando no Amazonas. É água que não acaba mais.                           


sexta-feira, 25 de maio de 2012

Exercício de revisão para o 8º ano.


Revisão de gramática para o 8 º ano.
1)      Quais  são  as regências  do verbo aspirar?
2)      Complete:
O menino aspirou _______    pó da janela.
A abelhinha aspira ______ pólen das flores.
O estudante aspira _____  diploma de faculdade.
Ele aspira _______ premiação de natação.
3)      Escreva a transitividade dos verbos nas frases abaixo:
O mar espalhou-se na areia.
Todos que confirmaram a presença no jantar.
Aqueles homens assistiram ao filme.
A enfermeira assistiu o doente.
4)      Por que está errado dizer que namora com alguém?
5)      Qual é a regência do verbo querer no sentido  de amar, estimar ;do verbo perdoar  no sentido de  perdoar uma pessoa? Dê  exemplos.
6)      Complete  usando ou não a crase:
Estou ______ procura de um amigo.
Voltei ______ teatro para revê-la.
Peixe _____ milanesa é muito bom.
Ir ______ escola, gosto muito de ir _____- cavalo ou ir ______ pé. Porque me ajudam a livrar ______ tensões.
Usei muito tempo sapatos _______ Luis XV.
7)      Por que estão incorretas  as frases abaixo de acordo com a regência dos verbos .
a)      Chegar em casa  tarde implica em bronca dos pais.
b)      Os professores implicam contra todos os alunos.
c)       Os médicos assistem a seus doentes.
d)      Não vou   perdoá-lo   por esse erro inaceitável.
e)      Ele não paga os credores porque não tem dinheiro.
f)       Cidades tranqüilas agradam muita gente.
g)      Prefiro ser punido do que obedecê-lo.

8)      Troque os nomes por um pronome pessoal oblíquo átono:
Obedeci ao professor.
Encontrei os livros na estante.
Raspei o seu joelho.
Visitou a amiga no hospital.
9)      Faça a escansão dos seguintes versos. Como os  classificamos?

A terra do Moço-Coxo
Não tinha esse santo não.
Eles eram do mesmo canto.
Viviam na casa Lunar.



quinta-feira, 24 de maio de 2012

Textos 8º ano 24/05/2012


O cachorro
As crianças sabiam que a presença daquele cachorro vira-lata em seu apartamento seria alvo da mais rigorosa censura de sua mãe. Não tinha qualquer cabimento: um apartamento tão pequeno que mal acolhia Álvaro, Alberto e Anita, além de seus pais, ainda tinha de dar abrigo a um cãozinho! Os meninos esconderam o animal em um armário próximo ao corredor e ficaram sentados na sala à espera dos acontecimentos. No fim da tarde a mãe chegou do trabalho. Não tardou em descobrir o intruso e a expulsá-lo, sob os olhares aflitos de seus filhos.

Textos para o 8º ano 24/05/2012


A serra do Rola-Moça
A serra do Rola-Moça
Não tinha esse nome não...
Eles eram do outro lado,
Vieram na vila casar.
5 E atravessaram a serra,
O noivo com a noiva dele
Cada qual no seu cavalo.
Antes que chegasse a noite

Se lembraram de voltar.
10 Disseram adeus pra todos
E puseram-se de novo
Pelos atalhos da serra
Cada qual no seu cavalo.
Os dois estavam felizes,
15 Na altura tudo era paz.
Pelos caminhos estreitos
Ele na frente ela atrás.
E riam. Como eles riam!
Riam até sem razão.

20 A serra do Rola-Moça
Não tinha esse nome não.

As tribos rubras da tarde
Rapidamente fugiam
E apressadas se escondiam
25 Lá embaixo nos socavões
Temendo a noite que vinha.

Porém os dois continuavam
Cada qual no seu cavalo,
E riam. Como eles riam!
30 E os risos também casavam
Com as risadas dos cascalhos
Que pulando levianinhos
Da vereda se soltavam
Buscando o despenhadeiro.

35 Ah, Fortuna inviolável!
O casco pisara em falso.
Dão noiva e cavalo um salto
Precipitados no abismo.
Nem o baque se escutou.
40 Faz um silêncio de morte.
Na altura tudo era paz...
Chicoteando o seu cavalo,
No vão do despenhadeiro
O noivo se despenhou.

45 E a serra do Rola-Moça
Rola-Moça se chamou.

(Mário de Andrade. Poesias completas. São Paulo: Martins, 4ª ed., 1974, p. 132.)
Lei

Textos para o 8º ano 24/05/2012


      Nem todas as plantas hortícolas se dão bem durante todo o ano; por isso é preciso fazer  uma estruturação dos canteiros a fim de manter-se o equilíbrio das plantações. Com o sistema  indicado, não faltarão verduras durante todo ano, sejam folhas, legumes ou tubérculos.

terça-feira, 22 de maio de 2012

Respostas 8º ano: O caso do vestido

1) Porque ela conta o caso às filhas, não ao leitor. Sua narração está inserida no diálogo. O poema não tem narrador . Não há uma voz que conte  que a mãe contava a história.
2) ... perguntavam à mãe o que era aquele vestido pendurado em um prego. A mãe respondeu que era o vestido de uma dona que passara.
3) Foi pedir à "dona de longe" que aceitasse seu marido.
4) Sem dar qualquer explicação, sem se desculpar, como se voltasse de um pequeno passeio.
5) Ele o recebeu naturalmente, não o rejeitou, nem exigiu explicações, deixou acontecer como se tudo não passasse de um sonho
6) Nos  sa mãe o queé a que le
    ves ti do na que le pre go
    Mi nhas fi lhas  éo ves ti do
    deu ma do na que pas sou
Obs.: Cada verso tem sete sílabas poéticas (heptassílabos ou redondilhos  maiores)

 Informações: O poema está narrado em segunda pessoa (vós) e usa algumas expressões da linguagem popular como: dona( mulher); boca-presa) silêncio; mulher do demo (mulher má); gozavam (zombavam); as partes, sumiu no mundo;dia de cobra e muitas outras.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Respostas das Atividades do Conto Africano: Náusea

1) Velho João atravessa toda a cidade, até a ilha para visitar o irmão que está doente e escapar ao calor da cubata. Depois de um almoço alegre e regado a pinga, o velho João vai à praia com seu sobrinho. Chegando lá, põe-se a lembrar de seus tempos de menino e murmurar uma palavra cujo sentido o sobrinho não compreendia. Pensa no mar e em muitas desgraças a ele relacionadas: os antepassados levados como escravos  para a América, a morte de parentes, a civilização trazida por ele,mas retida no litoral. O mau cheiro da maresia provoca-lhe enjoo e ele acaba vomitando todo o almoço. O sobrinho o ampara no caminho de volta a casa, censurando-o mentalmente por ter bebido demais.

2) Ele escolhera trabalhar para os "brancos  da baixa", como carregador de sacos, para não seguir a vida de pescador de seus familiares. Agora, sentia-se arrependido e gostaria de ter permanecido na ilha junto ao mar.

3) a) Significa mar, mas é também nome de uma entidade que lembra a morte e o inferno. Velho João atribui ao mar a desgraça de sua família. Ele personifica o mar, vendo nele a divindade Kalunga, que faz o povo sofrer.

b) Os homens brancos chegaram a África de navio, portanto o Velho João acha que quem os trouxe foi o mar e Kalunga, junto com eles veio a civilização e a escravidão. Foi pelo mar também que os escravos foram levados para a América.

4) a) A visão e o cheiro do mar.
 b) Ele atribui ao fato de Velho João ter bebido demais no almoço.
 c) Velho João toma consciência  dos sofrimentos de sua família e de seu povo associando-os ao mar — Kalunga que levou para a África o colonizador branco, a civilização europeia  e a  escravidão. Essa consciência  é tão intensa que ele sente náuseas. O vômito simbolizaria a purgação a catarse de todos os males acumulados no inconsciente da personagem

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Texto 7º ano.



Mocinho
   
                                                                                         Carlos Drummond de Andrade

      Os garotos estavam indóceis, à espera do grande mocinho norteamericano, de passagem pelo Rio, que prometera pessoalmente ir à televisão. Na calçada, os brinquedos não engrenavam, ninguém tinha alma  para  os  jogos  de  todo  dia. A proximidade  do  herói  os  punha nervosos, e pediam a hora a quem passava, sentindo que o tempo “trabalhava de bandido”, em sua lentidão.
      À hora anunciada, em casa de Alfredinho, sentaram-se no chão, diante do aparelho, e toca a suportar anúncio de sabão, de loteamento, de biscoito ...
     Afinal, o locutor anunciou a chegada do cavaleiro famoso, ídolo das crianças do mundo inteiro. E o ídolo era simpático, falava inglês, mas tinha outro cavalheiro ao lado para traduzir, só que viera a pé e foi se sentando, cansado talvez de cavalgar por montes e vales do Oeste,
e de tanta luta contra os maus.
     Sentou-se  e  deram-lhe  sorvete,  que  o  herói  ingeriu  muito delicadamente,  surpreendendo  a  todos, “cow-boys”  amadores,  que lambem doze gelados por dia, mas nunca seriam capazes de imaginar que um vaqueiro “legal” gostasse de sorvete.
     E  o  locutor  foi  conversando  com  ele.  É  verdade  que  possuía quatrocentos revólveres? Sim, possuía quatrocentos revólveres para o gasto. A notícia agradou em cheio ao auditório, e Kléber perguntou como é que ele podia manejá-los todos de uma só vez, mas Gaúcho mandou-lhe calar a boca. O locutor pediu licença ao herói para mostrar sua roupa aos telespectadores. E o herói virou figurino.
     Mauricinho,  estirado  no  tapete,  quis  perguntar  pelo  Gatilho,  o famoso cavalo do herói e parte integrante do mito, porém os outros explicaram-lhe  que  não  adianta  perguntar  de  casa.  Por  que  não aparecia Gatilho? Mocinho sem cavalo é mocinho? Mocinho sentado,
tomando sorvete, é mocinho? E os quatrocentos revólveres? Por que ele não dava ao menos um tiro, só de farra?
      O programa acabou, os garotos foram saindo sem entusiasmo. Naquele horário estavam habituados a ver filmes do herói, em que ele desenvolve bravura, astúcia  e  generosidade exemplares.  Ali,encontravam apenas um senhor meio maduro, folheado a ouro e prata e refrescando-se com gelados.
      Mauricinho, o mais moço, resumiu a impressão geral:
     — Não gosto de mocinho, gosto é de filme de mocinho!





terça-feira, 15 de maio de 2012

continuaçaõ do texto para o 6º ano


4       No instante seguinte, Alice atravessara o espelho e saltara lepidamente na salada Casa do Espelho. A primeira coisa que fez foi verificar se havia fogo na lareira, e  ficou muito satisfeita ao constatar que havia um fogo de verdade, crepitando tão alegremente quanto o que deixara para trás. “Assim vou ficar tão aquecida aqui quanto estava lá na sala”, pensou, “ou mais aquecida, porque aqui não vai haver  ninguém mandando que eu me afaste do fogo. Oh, como vai ser engraçado quandome virem aqui, através do espelho, e não puderem me alcançar!”
5       Em seguida começou a olhar em volta e notou que o que podia ser visto da sala anterior era bastante banal e desinteressante, mas todo o resto era tão diferente quanto possível. Por exemplo, os quadros na parede perto da lareira pareciam todos vivos, e o próprio relógio sobre o console (você sabe que só pode ver o fundo dele no espelho) tinha o rosto de um velhinho, e sorria para ela.

                   (CARROLL, Lewis. Através do espelho. In: Alice: edição comentada.
                                                 Trad. Maria Luíza X. de A. Borges. Rio de Janeiro:
                                                                Jorge Zahar, 2002, p. 136 a 139.)

Texto para o 6º ano


Este é um fragmento do primeiro capítulo de Através do espelho, obra de Lewis
Carroll, que dá continuação a Alice no país das Maravilhas. Em seguida ao texto,
reproduzimos duas ilustrações originais desse capítulo.
     No fragmento, Alice brinca e conversa com sua gatinha Kitty, filha de Dinah.
Como Kitty não conseguia imitar a pose da Rainha Vermelha (peça do jogo de xadrez), a menina resolve lhe contar suas ideias a respeito da Casa do Espelho.
Através do espelho
                                                                                                  Lewis Carroll

1       “Vamos fazer de conta que você é a Rainha Vermelha, Kitty! Sabe, acho que se
você sentasse e cruzasse os braços ficaria igualzinha a ela. Vamos, tente, minha fofura!” E Alice pegou a Rainha Vermelha da mesa e a pôs em frente à gatinha como um modelo. Porém a coisa não deu certo — sobretudo, Alice disse, porque a gatinha não cruzava os braços direito. Assim, para puni-la, segurou-a diante do Espelho, para que visse o quanto estava intratável... “e se não consertar essa cara já”, acrescentou, “eu lhe faço atravessar para a Casa do Espelho. O que acha disso?”
2     “Bem, se você ficar só ouvindo, sem falar tanto, vou lhe contar todas as minhas ideias sobre a Casa do Espelho. Primeiro, há a sala que você pode ver através do espelho, só que as coisas trocam de lado. Posso ver a sala toda quando subo numa
cadeira... fora o pedacinho atrás da lareira. Oh! Gostaria tanto de ver esse pedacinho! Gostaria tanto de ver se eles têm um fogo aceso no inverno: a gente nunca pode saber, a menos que o nosso fogo lance fumaça, e a fumaça chegue a essa sala também... mas pode ser só fingimento, só para dar a impressão de que têm um fogo. Agora, os livros são mais ou menos como os nossos, só que as palavras estão ao contrário; sei porque segurei um dos nossos livros diante do espelho e eles seguraram um na outra sala”.
3      “O que você acharia de morar na Casa do Espelho, Kitty? Será que lhe dariam
leite lá? Talvez o leite do Espelho não seja gostoso... mas, oh, Kitty! Agora chegamos ao corredor. Só se consegue dar uma espiadinha no corredor da Casa do Espelho deixando a porta da nossa sala de estar escancarada: é muito parecido com o nosso corredor, até onde se pode ver, só que adiante pode ser completamente diferente. Oh, Kitty, como seria bom se pudéssemos atravessar para a Casa do Espelho! Tenho certeza de que nela, oh! há tantas coisas bonitas! Vamos fazer de conta que é possível atravessar para lá de alguma maneira, Kitty. Vamos fazer de conta que o espelho ficou todo macio, como gaze, para podermos atravessá-lo. Ora veja, ele está virando uma espécie de bruma agora, está sim! Vai ser bem fácil atravessar...” Estava de pé sobre o console da lareira enquanto dizia isso, embora não tivesse a menor ideia de como fora parar lá. E sem dúvida o espelho estava começando a se desfazer lentamente, como se fosse uma névoa prateada e luminosa.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Gabarito exercício de revisão 9º ano

1) a) por isso, b)porque ou pois, c) mas, todavia, porém, contudo, d)  pois, porque.
2) Oração coordenada sindética explicativa.
3)a) e= aditiva; b) mas = adversativa;  c) no entanto= adversativa, d) portanto= conclusiva, e) nem= aditiva, f) logo= conclusiva, g) ou= alternativa, h) como também =aditiva, i) mas = adversativa, j) ou...ou = alternativa.
4) Resposta pessoal (verifiquem as anotações do caderno)
5) a) doa a quem doer, b) que não falava alemão, b) escolhido pela classe, d) que fica no centro.
6) a) pois preciso emagrecer= oração coordena da sindética explicativa .
    b)  e deitou-se = oração coordenada sindética aditiva.
    c) driblou o adversário= oração coordenada assindética.
    d) que estaremos te esperando= oração coordenada sindética explicativa.
    e)  logo terá dor de garganta= oração coordenada c sindética conclusiva.
    f) por conseguinte não haverá aula = oração coordenada sindética  conclusiva.
   g) ou sou capaz de chorar = oração coordenada sindética alternativa.
   h)  nem denguice da senhora= oração coordenada  sindética aditiva.
   i) como também tinha acesso de tosse= oração coordenada sindética aditiva
  j) no entanto o rodízio de carro começa amanhã = oração coordenada sindética  adversativa.

terça-feira, 1 de maio de 2012

Exercício de revisão 9 ano


Exercício de revisão:
1)      Complete as frases com  conjunção coordenada  adequada:
a)      Comeu muito_________________ engordou.
b)      Saiu-se bem na avaliação _______________ estudou.
c)       Caiu ____________ não se machucou.
d)      Mantenha a calma _____________ é melhor para você.
2)      Classifique a oração destacada.  Felizes os que choram porque eles serão consolados.
3)      Sublinhe as conjunções das frases abaixo e classifique-as.
a)      Vamos ao parque e ao cinema?
b)      Tentei fazer os exercícios, mas não consegui.
c)       Ele sabia tudo, no entanto ficou nervoso  e não conseguiu resolver o problema.
d)      Ele estudou bastante, portanto saberá resolver os exercícios.
e)      Ele não viajou nem saiu de casa.
f)       Somos amigos, logo devemos ajudar um ao outro.
g)      Na escola teremos aula de português ou de matemática.
h)      Aline não só estudou como também fez a pesquisa.
i)        Tentei  sair de casa mas a chuva  me deteve.
j)        Ou você saí de sala de aula ou saiu eu.
4)      Escreva período composto   usando uma conjunção : adversativa; conclusiva; explicativa; aditiva
5)      Intercale orações  nos períodos abaixo:
a)Quero deixar bem claro que não aceitarei desculpas de quem não fez a tarefa.
b) O interprete não  entendia que ele queria passear.
c) O orador pegou o microfone  e falou durante uma hora.
d) Esta loja foi saqueada.
6) Classifique as orações coordenadas sindéticas  abaixo:
a) Malho todos os dias, pois preciso emagrecer.
b)  Apagou as luzes e deitou-se.
c) Recebeu a bola , driblou o adversário e chutou para o gol.
d) Não demore que estaremos te esperando.
e) Cantou muito, logo terá dor de garganta.
f) Dia 7 de junho é dia santo, por conseguinte não haverá aula.
g)  Não me dispense, ou sou capaz de chorar.
h) Não é charme, nem denguice da senhora.
i)  Maria não só  chorava como também tinha acesso de tosse.
j) A poluição diminuiu em São Paulo: no entanto o rodízio de carro começará amanhã.