terça-feira, 10 de abril de 2012

texto para a reprodução 5º ano

Texto para reprodução 5º ano
                                                            O fantasma


          A televisão não tinha chegado até a fazenda porque a energia era insuficiente. À noite, as
mulheres distraíam ouvindo rádio de pilha enquanto costuravam.Os homens gostavam de se
reunir para conversar. O ponto escolhido foi o terreiro de café que ficava perto da casa do
administrador.
          Nessa noite, falavam de fantasmas. Cada um tinha uma história; contar o que ouvira, ou
uma experiência pessoal  que infelizmente (ou felizmente) não provava nada.
          — Eu me lembro de um caso interessante __disse Vicentino.
          Os ouvintes se aproximaram mais dele.
          Por que será que gostamos de ficar bem juntinhos quando ouvimos histórias de
fantasmas? Para melhor ouvir? Ou porque sentimos mais seguros estando bem perto uns dos
outros?
           — Eu morava num sobrado na cidade, e todas as noites acordava com um barulho de
correntes que se arrastavam no andar de cima.Nada de gemidos ou gritos, nem uma palavra.
Só aquela corrente que se arrastava para cá e para lá. Um mistério! Era tão impressionante que  eu  acordava e não conseguia mais dormir.Depois de uma semana eu criei coragem, pensei comigo: tenho que dar um jeito nesse danado. Arranjei um pedaço de pau, nem sei porquê, pois sabia que com fantasma não adianta usar um pedaço de pau! Assim que  o barulho começou, subi devagarinho! Quando eu andava, o barulho cessava. Quando eu parava, ouvia a corrente se arrastando.  Ele devia estar bem perto porque percebia que ia chegando gente. Abri  num arranco a porta, entrei depressa e dei um grito para ver se o fantasma se assustava comigo.
        Sabem que deu certo? Ouvi uma voz rouca  e assustadora: roc, rooc, roooc... Se eu não
estivesse tão apavorado teria rido a valer. Bem  no meio do quarto, todo arrepiado e trêmulo,
estava ... um papagaio! O bichinho escapava do poleiro todas as noites e "assombrava" a gente
passeando de um lado para outro com uma  corrente presa na perninha.
Os meninos riram aliviados! Essa foi a história do fantasma assustador.

                                                                           Maria Teresa Guimarães Noronha

Nenhum comentário:

Postar um comentário